AS DEZ FLORESTAS MAIS AMEAÇADAS DO MUNDO

         A organização não-governamental Conservação Internacional (CI) elaborou uma lista (abaixo) com as dez florestas do mundo que passaram pela maior perda de seu hábitat natural. Eles encabeçam um rol de 35 Matas chamadas de “hot spots”, os locais mais ricos em biodiversidade e mais ameaçados de extinsão. Veja quais são as matas que correm mais risco de desaparecer.

         Todas as florestas citadas perderam cerca de 90% de sua vegetação original com um agravante: cada uma abriga pelo menos 1500 espécies de plantas nativas. De acordo com a CI, a Mata Atlântica, por exemplo, possui 8 mil plantas, 323 anfíbios e 48 mamíferos endêmicos. O fim dessas florestas significa a perda dessa biodiversidade para sempre.

BACIA DO MEDITERRÂNEO – Sul da Europa, norte da África, oeste da Ásia, a mais ameaçada, com 5% da sua cobertura original preservada;

INDO-BIRMÂNIA – nos países asiáticos Mianmar, Camboja, Laos, Tailândia e Vietnã, com 5% da vegetação natural;

NOVA ZELÂNDIA – também com 5% da vegetação natural. Sunda (Indonésia, Malásia e Brunei) com 7% da vegetação natural preservada;

FILIPINAS – 7% da cobertura original preservada;

MATA ATLÂNTICA – Brasil, com 8% da vegetação natural;

MONTANHAS DO CENTRO-SUL DA CHINA – 8% da vegetação natural;

PROVÍNCIA FLORÍSTICA DA CALIFÓRNIA – Nos Estados Unidos, 10% da cobertura original preservada;

FLORESTAS DE AFROMONTANE – Moçambique, Tanzânia, Quênia e Somália, com 10% da vegetação natural;

MADAGASCAR E ILHAS DO OCEANO ÍNDICO – Madagascar, Seychelles, Ilhas Maurício, União das Comores e Reunião, 10% da cobertura original preservada.

 

[SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL. Aula Aberta 7: Entrevista. São Paulo – SP, 2011.]